Colocar silicone na banheira requer muita atenção, se quiser garantir que a água não se infiltrará nas cavidades da parede. Com um pouco de tempo e paciência, pode reforçar a barreira existente ou instalar uma nova. Silicone para casas de banho premium dão resultados nítidos e precisos, o que faz deste projeto possível de realizar a solo.
Aplicar silicone numa banheira é um dos passos mais críticos em qualquer processo de instalação. Não cometa erros e os resultados vão falar por si. Com os produtos e as ferramentas certas, aplicar silicone é fácil. Se tem que substituir uma selagem já existente, deve remover o produto existente para garantir uma aplicação correta. Este guia irá explicar tudo o que precisa saber sobre como aplicar silicone na banheira.
Irá precisar de algumas ferramentas para obter um excelente resultado:
- Lamina raspadora de plástico: Para remover o silicone existente
- Pinças: Para retirar pedaços difíceis de silicone da banheira
- Aspirador de pó: Para limpar resíduos do produto removido
- Álcool desnaturado e pano: Para limpar a superfície da banheira
- Lixívia: Para remover bolor ou mofo
- Fita de pintor: Para garantir uma linha precisa na aplicação
- Pistola de silicone: Para aplicar silicone, disponível em quase todas as lojas de bricolage
- Silicone para banheiras: Para criar uma nova selagem
- Ferramenta de aplicação: Para espalhar uniformemente o silicone
Escolher o silicone certo é crítico para garantir que o seu trabalho dure por anos, prevenindo danos causados por água. O Pattex Casa Banho Sã Não Mais Fungos foi especificamente formulado para criar um selo duradouro e flexível, que é resistente ao mofo e ao bolor.
É um produto versátil, dois em um, adequado para superfícies de fibra de vidro e cerâmica. Resiste à mudança de cor ou ao desgaste quando em contacto com químicos de limpeza, o que significa que o acabamento durará por anos.
Recomendamos a aplicações com Pattex Casa Banho Sã Não Mais Fungos para calafetar banheiras, pias, paredes de duche e cerâmicas de proteção de parede. Apresenta uma adesão excelente em cerâmica, porcelana, vidro, compostos de fibra de vidro, esmalte, alumínio, aço inoxidável, madeira, e outros materiais.
Se o silicone em torno da sua banheira estiver a descolar, quebrado ou com bolor, é importante reaplicá-lo. Uma linha de silicone em mal estado pode significar problemas, então evite danos estruturais, remova o selo antigo e aplique um novo. Aqui está como remover silicone da banheira.
- Use a lâmina raspadora de plástico para remover o silicone existente. Com movimentos rápidos, puxe a lâmina contra o silicone. Isso fará com que o selo saia em tiras que podem ser facilmente limpas. Use as pinças para retirar o resto do silicone.
- Aspire o silicone restante. Aspire qualquer pedaço que permaneça para que o seu espaço de trabalho fique impecavelmente limpo.
- Limpe a banheira com álcool desnaturado. Usando um pano, limpe as zonas onde o antigo silicone foi removido. Assim, ao aplicar o novo selo, irá garantir o melhor resultado possível.
- Limpe com lixívia. Limpar com um quarto de solução de lixívia e água remove qualquer mofo ou bolor. Certifique-se que a sua área de trabalho está bem ventilada e use luvas de proteção. Use um pano velho e deixe a lixívia secar completamente antes de aplicar o silicone novo.
Agora que já sabe como remover silicone da banheira, vamos ensinar a reaplicá-lo. Aqui está como voltar a colocar silicone na banheira.
- Prepare a área de trabalho antes de aplicar a nova vedação. Certifique-se que o espaço está livre de resíduos e óleos, e que esteja completamente seco. Cole duas tiras de fita de pintor paralelas à zona que precisa de silicone. Isso irá garantir uma linha limpa e reta.
- Carregue Pattex Casa Banho Sã Não Mais Fungos na pistola de silicone. Depois, corte a ponta no tamanho desejado, num ângulo de 45 graus. O tubo deve estar firme com a ponta em segurança na parte da frente da pistola de silicone.
- Aplique o silicone num ângulo de 45 graus. Quando se aplica silicone em um vão, a ponta do tubo deve ser posicionada perto da superfície. Lentamente aplique uma linha uniforme de selante como necessário.
- Uniformize o silicone. Usando o aplicador, pressione o silicone ao vão, uniformizando-o. Tente criar um acabamento reto, com um desnível de aproximadamente 45 graus. Isso permitirá que o selante seque mais rapidamente, depois de ser exposto à água, e que sua duração seja mais longa. Não use o seu dedo para uniformizar o silicone. Isso criará um formato côncavo, que permite acumulação de água e faz com que demore mais a secar.
- Remova imediatamente a fita. Depois de uniformizar todas as áreas, remova a fita de pintor antes que o silicone seque.
- Limpe qualquer excesso de silicone antes que seque. Usando um pano velho, limpe as áreas com excesso de produto.
- Pintar e usar a banheira. Pode pintar com látex ou tinta à base de óleo duas horas depois da aplicação. Espere pelo menos 48 horas antes de usar a banheira.
Depois de pelo menos dois dias, a vedação estará completamente seca e poderá proteger o vão da banheira contra água. Se ainda notar silicone em áreas indesejadas, pode usar um pano velho embebido em álcool desnaturado e uma lâmina de plástico para raspar. Para remover resíduos pegajosos, simplesmente use um pano molhado para limpar a superfície.
Partilha os teus projetos