O couro é um material durável. Mas após ser usado dia sim, dia não, todos os seus artigos de couro favoritos são propensos a danos. Tem um rasgo feio no seu casaco de couro? Ou buracos nos bancos de couro do seu carro? Continue a ler para descobrir as melhores formas de os reparar.
O couro é há muito tempo um material de escolha para vestuário, calçado, mobiliário, artigos desportivos, e muitas outras aplicações. É maleável, resistente às intempéries e tem um aspeto único e robusto. Porque é feito de couro cru e outras fibras naturais, a pele requer um cuidado especial para evitar a sua rutura e para ter um aspeto fresco. Mas, mesmo quando se é cuidadoso, podem ocorrer cortes, rasgões e outros danos.
- Pattex Especial Couro
O couro dobra-se e flexiona-se constantemente, exigindo uma cola com flexibilidade para manter uma ligação duradoura. A cola branca comum ou cola de madeira não se liga bem com o couro e pode causar danos. Em vez disso, procure colas para couro especializadas para o trabalho.
Para manter os artigos de couro em boa forma, use colas que sejam à prova de água, flexíveis e de acabamento invisível. Mas, principalmente, deve escolher uma cola que possa criar uniões permanentes.
A cola para calçado é um adesivo versátil que une, sela e repara couro, vinil, lona, têxteis, espuma, poliéster reforçado, e muitas borrachas. Foi elaborada para ligações fortes que requerem uma flexibilidade constante, seca e resiste a vibrações, impactos, humidade, e temperaturas extremas.
Colar artigos de couro, tais como sapatos ou casacos, é fácil, mas requer saber como preparar, aplicar e limpar após o uso. Siga estes passos para uma colagem poderosa que mantém o seu couro com ótimo aspeto.
- Prepare-se antes de usar. Escolha uma área bem ventilada e uma superfície de trabalho com espaço adequado. Cubra mesas ou bancos com panos de proteção, ou papéis. A cola de couro é melhor aplicada a temperaturas entre 5 °C e 40 °C.
Examine as peças a serem unidas e teste o ajuste. Limpe quaisquer fragmentos ou partículas que obstruam a selagem. Para uma melhor aderência, pode lixar superfícies muito lisas (como por exemplo: plástico duro ou metal) com uma lima de granulação fina antes da limpeza. - Limpe o couro. As superfícies a serem coladas devem estar limpas e secas. Para limpar o couro, use sabão em barra de Castela sobre um pano húmido. Use o pano para polir suavemente o couro e remover a sujidade. Use um segundo trapo ou pano para limpar qualquer resíduo de sabão. Deixe o couro secar completamente antes de continuar.
- Aplique a cola para couro. Aplique uma camada fina, mas consistente, sobre uma das superfícies a ser unida. Ao fazer selagem de fendas, aplique a cola mais espessa, numa camada de até 5 milímetros. Uma aderência inicial mais intensa pode ser alcançada com aplicação da cola em ambas as superfícies.
- Para reparações de artigos de couro, sejam naturais ou artificiais, procure por Pattex Especial Couro. Sua fórmula foi especialmente desenvolvida para obter uniões fortes e duráveis em qualquer tipo de pele, sem deixar manchas.
- Junte as peças. Posicione as peças como desejado e pressione-as firmemente. Se necessário, segure as superfícies com elásticos, fita adesiva ou grampos para assegurar uma selagem firme e sem lacunas. Deixe as peças secarem de 1 a 3 horas antes de usá-las.
A cola para couro cola rapidamente, mas uma selagem completa leva tempo. Dentro de 24 horas, 70% da aderência total é normalmente alcançada. A força total da colagem é alcançada em 24 a 48 horas, dependendo da temperatura, humidade e espessura da aplicação. - Limpeza e armazenamento. Lave imediatamente quaisquer superfícies expostas à cola usando bebidas espirituosas minerais. Se qualquer excesso de cola ou adesivo tiver curado, corte-o usando uma lâmina de barbear ou uma ferramenta afiada. Tenha cuidado para não riscar ou danificar o couro.
Guarde a cola para couro restante à temperatura ambiente com a embalagem bem selada. Evite guardá-la a temperaturas extremas (abaixo de 5 °C ou acima de 50 °C).
Partilha os teus projetos